Rio lança cartilha para ajudar consumidores a identificarem bebidas falsificadas
Compartilhar

O material reúne orientações práticas para o consumidor identificar sinais de adulteração de bebidas — Foto: Editoria de Arte
Extra
A Secretaria estadual de Defesa do Consumidor (Sedcon), o Procon-RJ e a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) lançaram uma cartilha para orientar a população do Estado do Rio sobre como identificar bebidas falsificadas. A ação integra as comemorações pelos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O material reúne orientações práticas para o consumidor identificar sinais de adulteração. Baixe aqui a cartilha completa.
A cartilha estará disponível nos sites da Secon e da Abrabe e será distribuída aos Procons municipais e em pontos de atendimento do Procon-RJ. Além disso, a ideia é divulgar a cartilha locais de grande circulação, como barcas e terminais rodoviários.
Entre os principais pontos de atenção a serem observados pelos consumidores estão:
- Preço muito abaixo do mercado: pode indicar falsificação.
- Rótulos e contrarrótulos: devem ter impressão nítida, sem erros de grafia, e apresentar registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
- Tampas e lacres: precisam ter acabamento perfeito, logomarcas visíveis e não apresentar falhas, borrões ou vazamentos.
No Rio de Janeiro, somente no último ano, mais de 300 litros de bebidas com indícios de falsificação foram apreendidos em municípios como Rio das Ostras e Niterói, além da Zona Sul da capital fluminense.
O Ministério da Saúde investiga 225 casos de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica, alguns deles já confirmados.







