INSS suspende novas operações de crédito consignado de mais quatro bancos
Compartilhar

R7.com
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cancelou a autorização para que mais quatro instituições financeiras realizem novas operações de crédito consignado para aposentados, pensionistas e demais beneficiários.
O Banco Inter, Paraná Banco, Cobuccio Sociedade de Crédito Direto e Facta Financeira tiveram suspensão cautelar de acordo para oferecer empréstimo, utilizando a folha de pagamento de benefícios como garantia.
As instituições ficam proibidas de realizar novas operações ou refinanciamentos com desconto em folha de pagamento do INSS. No entanto, os contratos de crédito já firmados permanecem válidos.
Segundo despacho publicado no Diário Oficial da União, a medida é “necessária para cessar as irregularidades e salvaguardar o interesse público, até a conclusão definitiva dos processos de apuração”.
Esta não é a primeira vez que o INSS cancela Acordos de Cooperação Técnica (ACTs). Em agosto, foram suspensas operações em oito instituições e, neste mês, não foi renovado o acordo com o Banco Master.
Veja a lista de instituições suspensas:
- Banco Inter
- Paraná Banco
- Cobuccio Sociedade de Crédito Direto
- Facta Financeira
- Banco Master
- CDC Sociedade de Crédito Direto S.A.
- HBI Sociedade de Crédito Direto S.A.
- Banco Seguro S.A.
- Via Certa Financiadora S.A. – Crédito, Financiamento e Investimento
- Casa do Crédito S.A. – Sociedade de Crédito ao Microempreendedor
- Valor Sociedade de Crédito Direto S.A. (Valor Financiamentos)
- Banco do Nordeste do Brasil S/A – BNB
- Banco Industrial do Brasil S/A
Outro lado
O Banco Inter afirmou desconhecer a causa da suspensão.
“O Inter esclarece que foi surpreendido com a suspensão cautelar de novos consignados pelo INSS e informa que está contato com o Instituto para entender os motivos da decisão. O Inter reforça ainda seu compromisso com a transparência e o respeito aos clientes, especialmente aposentados e pensionistas”, afirmou em nota.
O blog não conseguiu contato com as outras instituições. O espaço está aberto para os posicionamentos.
O INSS afirma que tem compromisso com a qualidade dos serviços e com a proteção dos direitos dos beneficiários, que devem ser “sempre tratados com respeito e dignidade”.
Contratos
Segundo o INSS, são 58,7 milhões de contratos ativos de consignados até junho. Os segurados respondem por 42% dos contratos de consignado do país.
A modalidade é oferecida a quem tem aposentadoria ou pensão creditada em conta corrente. Pelo fato de o valor ser descontado diretamente na folha de pagamento, é opção de empréstimo fácil e com juro baixo.
O teto da taxa é de 1,85% ao mês. Já na modalidade de cartão de crédito e cartão consignado de benefício, o índice é de 2,46% ao mês.
Atualmente, os aposentados e pensionistas podem comprometer até 45% do benefício em empréstimos consignados.





Raquel Lyra anuncia pagamento de R$ 207 milhões em bônus para Educação antes de viagem internacional

