CNH sem autoescola: Governo divulga o passo a passo para tirar a Habilitação

Rebea Siqueira • 13 de outubro de 2025

Compartilhar

Estadão


O projeto da CNH sem autoescola, que pretende baratear a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, já recebeu mais de 16.400 contribuições desde que abriu consulta pública no último dia 2 de outubro. Segundo o Governo Federal, o número de sugestões é o segundo maior já registrado entre os projetos do Executivo e pode superar o recorde histórico da consulta sobre a vacina da Covid-19, feita em 2022.


“A participação social fortalece a elaboração das normas que vão atender aos anseios da população brasileira. É parte integrante do processo democrático”, destaca o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão. De autoria do Ministério dos Transportes, o projeto da CNH sem autoescola visa baratear os custos para a obtenção do documento, hoje considerado alto. A proposta é reduzir em até 80% o valor para tirar a CNH.


Confira abaixo o passo a passo de como se dará o processo da CNH sem autoescola após a regulamentação do projeto:


1- Requisitos básicos

Os requisitos seguem os mesmos: o candidato precisa ter pelo menos 18 anos, saber ler e escrever, possuir documento de identidade e estar inscrito no CPF.


Quem optar por fazer o curso teórico à distância poderá confirmar a identidade de forma digital, usando a conta “gov.br”.


2- Abertura do processo

Cumpridos os requisitos, o candidato poderá solicitar a abertura do processo de forma digital, pelo aplicativo ou site do Detran de seu Estado (também é possível fazer presencialmente no Detran).


Todo andamento da solicitação poderá ser acompanhado on-line, pelo Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach).


3- Comece a estudar

Após a formalização do requerimento, o candidato passa à etapa teórica, e aqui está uma das principais novidades trazidas pela nova proposta.


O curso deixa de ser exclusividade das autoescolas, e o aluno não será mais obrigado a cumprir 45 horas de aula teórica. O candidato irá decidir como e onde aprender, seja presencialmente, on-line ou em um formato híbrido, podendo escolher entre:


  • Fazer um curso on-line oferecido pelo Ministério dos Transportes;
  • Estudar em autoescolas tradicionais, de forma presencial ou à distância;
  • Optar por escolas públicas de trânsito (como o Detran) ou outras instituições credenciadas.


4- Coleta biométrica

Depois de concluir o curso teórico, é preciso realizar a coleta biométrica, foto, digitais e assinatura, no Detran de seu Estado. Sem esse registro, o processo não é aberto.


A biometria será usada em todas as etapas seguintes, inclusive nas provas, garantindo que quem realiza o exame é realmente o candidato.


5- Exames médicos

O passo seguinte, que continua obrigatório, é realizar a avaliação psicológica e o exame de aptidão física. O agendamento é feito junto ao Detran, em clínicas credenciadas pelo órgão.


6- Aulas práticas passam a ser opcionais

Aqui entra outro grande avanço: não haverá mais a exigência da carga horária mínima de 20 horas-aula, como acontece atualmente.


As aulas seguirão sendo oferecidas pelas autoescolas, mas o candidato terá a opção de contratar um instrutor credenciado pelo Detran.


O veículo utilizado nas aulas poderá ser disponibilizado pelo instrutor de trânsito ou pelo próprio candidato.


7- Exame teórico

A prova teórica continua sendo obrigatória e deve ser agendada junto ao órgão de trânsito estadual. O exame poderá ser feito presencialmente ou on-line, conforme a estrutura do Detran local.


Para ser aprovado, é preciso acertar no mínimo 70% das questões. Quem não passar pode refazer a prova quantas vezes for necessário.


8- Prova prática

O exame de direção também continua sendo obrigatório e deve ser agendado junto ao Detran, pelos canais disponíveis. A prova também é aplicada pelo órgão de trânsito, que avalia se o candidato está realmente pronto para dirigir com segurança.


O sistema de pontuação é o mesmo: o candidato começa com 100 pontos e perde conforme os erros. Para ser aprovado, precisa terminar com no mínimo 90 pontos. Quem reprovar pode remarcar a prova e tentar novamente.


9- Permissão e CNH definitiva

Quem for aprovado no exame prático recebe, automaticamente, a Permissão para Dirigir (PPD), documento provisório válido por um ano.



Durante esse período, o motorista não pode cometer infrações graves ou gravíssimas, nem reincidir em médias. Se cumprir o prazo sem penalidades, o sistema emite automaticamente a CNH definitiva, sem necessidade de novo pedido.


10- Custos e taxas

Os valores das taxas continuarão sendo definidos pelos Detrans estaduais, mas, com mais liberdade de escolha, especialmente nas etapas teórica e prática, a expectativa é de que o custo total para obtenção da carteira caia em até 80%.



Por Rebeca Siqueira 13 de outubro de 2025
Foto: Divulgação
Por Rebeca Siqueira 9 de outubro de 2025
Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) - Foto: SES-PE/Divulgação FolhaPE A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou uma lista de convocação de novos profissionais aprovados em concurso público. A lista, publicada nesta quinta-feira (9), é regida pela Portaria Conjunta SAD/SES nº 119, de 10 de agosto de 2024. Ao todo, são chamados 2.328 profissionais de nível técnico, que reforçarão a rede hospitalar estadual da I e V GERES. Entrar no canal Foram chamados 2.311 Técnicos de Enfermagem e 17 Técnicos de Laboratório. Os convocados receberão, no dia 10, uma notificação por meio do e-mail informado na inscrição, onde estará disponível o link de acesso ao formulário eletrônico para envio da documentação, com as instruções sobre os documentos a serem enviados. De acordo com a Secretaria de Saúde, o processo de lotação levará em conta os critérios de conveniência e necessidade da rede hospitalar estadual. Ainda segundo a pasta, os convocados também serão informados por e-mail, até o dia 14 de novembro, sobre a unidade em que deverão comparecer para início das atividades. Cronograma da convocação: Envio da documentação: 13/10 a 17/10/2025 Envio de pendências: 20 a 24/10/2025 Análise dos documentos: 27 a 31/10/2025 Comunicação da lotação (via e-mail): até 14/11/2025 A Secretaria também disponibilizou telefones para esclarecimentos. Os candidatos podem entrar em contato através dos números (81) 3184-0329 e 3184-0044.
Por Rebeca Siqueira 9 de outubro de 2025
Equipamentos contarão com diversas salas - Foto: SECOM/Divulgação 
Por Rebeca Siqueira 8 de outubro de 2025
PE Notícias A aula inaugural do Curso de Formação Profissional (CFP) da Polícia Científica de Pernambuco foi inaugurada nesta segunda-feira com a presença da governadora Raquel Lyra. A formação dos 229 novos servidores que irão reforçar a segurança pública do Estado representa a última etapa antes da nomeação e tem como objetivo capacitar tecnicamente peritos criminais, médicos legistas e agentes de medicina legal, que vão atuar na elucidação de crimes, na produção de provas periciais e no fortalecimento da justiça pernambucana. Esses profissionais também irão compor as equipes das novas unidades do Instituto de Medicina Legal (IML) que funcionarão dentro dos Complexos de Polícia Científica (CPCs) em construção nos municípios de Serra Talhada e Floresta. “Reforçamos a Polícia Científica com o aumento no efetivo, investimos em tecnologia, novos equipamentos periciais e laboratoriais, e na construção de complexos policiais, permitindo que a investigação possa acontecer no tempo certo e que a gente possa acolher a população de Pernambuco de maneira mais próxima em cada uma das regiões de desenvolvimento. Tudo isso faz parte do Juntos pela Segurança, o maior programa da história do Estado na área, com R$ 2,3 bilhões em investimentos”, destacou a governadora Raquel Lyra. A turma é formada por 82 peritos criminais, 68 médicos legistas e 79 agentes de medicina legal, todos aprovados em concurso público. O curso será realizado em regime de tempo integral, com carga horária total de 768 horas-aula para o cargo de perito criminal, 730 horas-aula para médico legista e 642 horas-aula para agente de medicina legal. “O Governo honra o compromisso de seguir avançando na meta do Juntos pela Segurança, recompondo as nossas forças policiais e fortalecendo cada vez mais o enfrentamento à violência em todo o Estado”, pontuou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho. A contratação dos novos profissionais se soma aos investimentos de cerca de R$ 49 milhões na construção e retomada dos Complexos de Polícia Científica (CPCs) em nove municípios do interior, com novas unidades em Arcoverde, Floresta, Garanhuns, Ouricuri, Petrolina, Serra Talhada e Vitória de Santo Antão. Já os complexos de Caruaru e Salgueiro estão com licitação em andamento, após mais de uma década de obras paralisadas.
Por Rebeca Siqueira 8 de outubro de 2025
Foto: Divulgação  PENotícias Pernambuco registrou, em setembro de 2025, o menor número de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) desde o início da série histórica, há 15 anos. Foram contabilizados 2.765 casos de roubos no mês, o que representa uma queda de 22,5% em relação a setembro de 2024, quando houve 3.567 ocorrências. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) e indicam retração em todos os principais tipos de crimes patrimoniais. Os assaltos a coletivos diminuíram 72,1%, passando de 43 para 12 registros, o menor número desde o início da série em 2011. Os roubos de celulares caíram 27,4%, de 4.006 para 2.907 casos, e 7.306 aparelhos foram recuperados de janeiro a setembro. Os roubos de veículos recuaram 2,9%, totalizando 930 ocorrências, enquanto os de cargas tiveram redução de 4%, com 24 registros. Os casos de estupro diminuíram 23,4% (de 231 para 177), o menor índice para o mês de setembro desde 2015. As mortes violentas intencionais contra mulheres caíram 25%, de 20 para 15 casos. Os feminicídios permaneceram estáveis, com três registros, e os crimes de violência contra a mulher tiveram redução de 6,8%, passando de 5.654 para 5.268 notificações. No total das Mortes Violentas Intencionais (MVIs), houve redução de 12,6%, com 228 ocorrências em setembro de 2025 contra 261 no mesmo mês do ano anterior. De janeiro a setembro, as forças de segurança apreenderam 4.609 armas e realizaram 23.378 prisões em flagrante. Entre elas, 471 por homicídios, 1.164 por roubos, 5.636 por violência doméstica e 4.934 por tráfico de drogas.
Por Rebeca Siqueira 6 de outubro de 2025
Os dados foram atualizados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), nesta segunda (6) (Foto: Imagem Ilustrativa/Freepik) Diário de PE Subiu para 26 o número de casos suspeitos de intoxicação por ingestão de metanol investigados em Pernambuco. Os dados foram atualizados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), nesta segunda (6). Até o momento, nenhum caso foi confirmado. Recife é a cidade com mais casos suspeitos contabilizados até o momento, com sete. Confira a lista de casos suspeitos em investigação no Estado, conforme o município de residência da vítima, segundo a SES-PE: Carpina - 1 Caruaru - 1 Cedro - 1 João Alfredo - 2 Lagoa do Ouro - 1 Lajedo - 3 Olinda - 3 Recife - 7 Paudalho - 1 Mirândiba - 1 Jupi - 1 Jaboatão - 1 Serrita - 1 Maceió - 1 São Paulo - 1
Por Rebeca Siqueira 6 de outubro de 2025
A principal forma de prevenção da meningite é a vacinação (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil) Diário de PE A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) deu início a mobilização para atualizar a caderneta de vacinação de 1.906.776 crianças e adolescentes com menos de 15 anos. A campanha segue até o dia 31 de outubro e contará com o Dia D da Vacinação, marcado para 18 de outubro, com postos e salas de vacinação abertos em todos os municípios do Estado. A iniciativa tem como objetivo reforçar a proteção contra doenças como sarampo, poliomielite, HPV, febre amarela, influenza e Covid-19, entre outras. Ao todo, mais de 2 mil pontos de vacinação estarão em funcionamento durante o período da campanha. De acordo com a superintendente de Imunizações do Estado, Magda Costa, manter as vacinas em dia é fundamental para garantir a segurança individual e coletiva. “Cada dose é uma barreira contra o retorno de doenças que já foram controladas no país. O Programa Estadual de Imunizações está pronto para apoiar os municípios na execução das estratégias locais”, afirmou. Além das doses de rotina, o Estado também fará o resgate de jovens de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinados contra o HPV, seguindo recomendação do Ministério da Saúde. A expectativa é alcançar aqueles que não receberam o imunizante no período regular, entre 9 e 14 anos. Os responsáveis devem apresentar o cartão de vacinação, CPF e Cartão Nacional de Saúde para que os profissionais analisem e atualizem o esquema vacinal. São cerca de 20 tipos de vacinas disponíveis, conforme o calendário básico nacional. A mobilização também contempla adultos de até 59 anos que ainda não se vacinaram contra o sarampo. Pessoas com até 29 anos devem receber duas doses da tríplice viral, enquanto aquelas entre 30 e 59 anos devem receber uma dose. Em paralelo, o Estado continua com a vacinação contra a dengue, realizada em 48 municípios, voltada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com aplicação da primeira e da segunda dose (com intervalo de três meses).
Por Rebeca Siqueira 6 de outubro de 2025
Theatro Cinema Guarany é um dos principais cartões-postais de Triunfo (Foto: Prefeitura de Triunfo) Diário de Pernambuco Ícone do audiovisual e das artes cênicas no interior de Pernambuco, o Theatro Cinema Guarany é um dos principais cartões-postais de Triunfo, no Sertão do Pajeú. Inaugurado em 1922 e construído pelos irmãos Manoel e Carolino Siqueira Campos, o espaço se tornou referência cultural e turística, atraindo visitantes e artistas ao longo de um século de história. De arquitetura neoclássica, a edificação de grande porte se destaca no conjunto urbano da cidade e preserva até hoje sua função original de ser palco de arte, cultura e memória. Atualmente, o cinema-teatro é administrado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de Triunfo. “O Theatro Cinema Guarany traz um impacto muito forte na cultura da cidade e de toda a região. Um fato interessante, que costuma ser contado pelos mais velhos, é a presença dos índios e das peças apresentadas no Guarany, que influenciavam desde o modo de se vestir até a forma de viver a cultura local. Triunfo sempre foi uma cidade marcada pela vida cultural”, destaca Bruno Santa, coordenador administrativo do espaço. O impacto do Guarany ultrapassa o campo do entretenimento. O espaço exerceu e continua exercendo papel fundamental na formação cultural da cidade e da região. Relatos de moradores mais antigos mostram que as apresentações e encenações influenciavam diretamente nos costumes locais, desde a forma de vestir até o modo de viver a cultura. Na educação, freiras e frades franciscanos foram responsáveis por aproximar a comunidade das artes, oferecendo oportunidades de contato com o teatro e incentivando novas gerações. Muitos artistas que hoje atuam em Triunfo tiveram sua primeira formação cultural nesse ambiente. “Na formação educacional do município, as freiras tiveram papel inicial, seguido depois pelos frades franciscanos. O mais importante a destacar é que, junto com essa educação, eles também proporcionavam a oportunidade de conhecer o teatro. Muitos artistas que hoje circulam em Triunfo tiveram essa formação educacional, que promovia não apenas o conhecimento, mas também a valorização da cultura e da arte”, afirma Bruno. Ao longo dos anos, o Theatro Cinema Guarany passou por reformas e modernizações que garantem sua permanência como espaço. A última grande intervenção estrutural foi entregue em setembro, com foco na acessibilidade e melhorias na infraestrutura. Além disso, manutenções periódicas são realizadas sob orientação do sindicato responsável pela gestão, em parceria com os setores de obras, conservação e patrimônio. Entre as novidades recentes, estão a instalação de um projetor 4K LED de última geração, um moderno sistema de áudio 100.1 e a implantação de um sistema de climatização. Outro avanço importante foi a instalação de uma plataforma de acessibilidade.
Por Rebeca Siqueira 9 de setembro de 2025
Padroeiro da internet ganha capela dedicada na Terra da Misericórdia, em Arcoverde - Foto: Comunicação Santa Clara 
Por Rebeca Siqueira 5 de setembro de 2025
Peça para passarela foi transportada na BR-232, no Recife (Divulgação) Diário de Pernambuco A partir das 22h desta sexta-feira (5), a BR-232, no sentido Jaboatão/Recife, terá interdição total devido a obras, com previsão de liberação no domingo (7). O Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) divulgou os desvios e as opções de paradas para as linhas de ônibus afetadas. Entre as linhas impactadas estão: 320 (Curado I/TI Santa Luzia) 341 (Curado I), 352 (Curado II) 303 (Caxangá/Curado II) 342 (Curados opcional) 219 (TI TIP/TI Jaboatão – Sancho) 302 (Caxangá/TI TIP) 370 (TI TIP/TI Aeroporto) 362 (Curado IV – Bacurau) 347 (TI TIP/Joana Bezerra) 346 (TI TIP – Conde Boa Vista). O CTM informou que diversos pontos de embarque e desembarque (PEDs) deixarão de ser atendidos durante o período da interdição, como os localizados na pista local da BR-232 em frente ao Atacado dos Presentes e na área oposta à Fábrica da Rayovac. Para atendimento alternativo, passageiros podem utilizar PEDs nas ruas Dr. George William Butler, Leonardo da Vinci, BR-408 e Avenida Prefeito Antônio Pereira, entre outros. O consórcio orienta que os usuários planejem suas viagens considerando os desvios, que passam por vias locais, retornos provisórios e trechos da BR-408 e BR-101.
Show More