Cidades do Agreste e Sertão registraram maior índice de chuvas no fim de semana; saiba onde choveu mais
Rebeca Siqueira • 20 de março de 2023
Compartilhar

Chuva do sábado (18) provocou alagamentos em Santa Cruz do Capibaribe — Foto: Reprodução/Redes sociais
G1 Caruaru
Desde o último sábado (18), cidades de todas as mesorregiões de Pernambuco registram chuvas. A maior incidência delas foi registrada em cidades do Agreste e Sertão, conforme previsto pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) em aviso meteorológico.
De acordo com o monitoramento realizado pela Apac, levando em consideração o apurado das últimas 24 horas, aparece em primeiro lugar a cidade de Itapetim, no Sertão.
Confira onde choveu mais:
- Itapetim - 138,20mm
- Jatobá - 125,60mm
- Santa Cruz do Capibaribe - 117,57mm
- Caruaru - 92,11mm
- Pesqueira - 86,47mm
- Triunfo - 62,10mm
- Santa Cruz da Baixa Verde - 60,31mm
De acordo com a Apac, o alerta de chuvas é válido até o este domingo (19) e vale também para a Região Metropolitana do Recife e Mata Norte.

Foto: Ricardo Stuckert CBN A governadora Raquel Lyra (PSD) vai na próxima quarta-feira (28) à cidade de Salgueiro para acompanhar a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no estado. O presidente e a governadora assinarão a ordem de serviço da duplicação da Estação de Bombeamento EBI-3, no Ramal do Salgado. A cerimônia, que está marcada para começar às 11h, será antecedida por uma visita do presidente às instalações. No último domingo (25), a vice-governadora Priscila Krause recebeu o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, numa visita técnica à Estação de Bombeamento EBI-1, em Cabrobó. As duas estações fazem parte do chamado Caminho das Águas, a trilha do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), que percorre os estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

PREVISÃO PARA SEGUNDA 2605 (REPRODUÇÃO/SITE DO INMET) Diário de PE A segunda-feira (26) começou com 86 municípios pernambucanos de bandeira laranja do Instituto Nacional de Meteorologia ( Inmet ). O alerta do risco de chuva com acúmulo de água de até 100mm foi emitido no domingo e é válido até as 10h desta segunda. A faixa laranja no mapa do Inmet abrange as zonas da mata norte e sul, a Região Metropolitana e algumas cidades do Agreste. Confira quais os municípios que estão com risco com grau de severidade de “Perigo”: Abreu e Lima Agrestina Água Preta Aliança Altinho Amaraji Araçoiaba Barra de Guabiraba Barreiros Belém de Maria Bezerros Bom Jardim Bonito Buenos Aires Cabo de Santo Agostinho Camaragibe Camocim de São Félix Camutanga Carpina Caruaru Casinhas Catende Chã de Alegria Chã Grande Condado Cortês Cumaru Cupira Escada Feira Nova Ferreiros Frei Miguelinho Gameleira Glória do Goitá Goiana Gravatá Igarassu Ilha de Itamaracá Ipojuca Itambé Itapissuma Itaquitinga Jaboatão dos Guararapes Jaqueira João Alfredo Joaquim Nabuco Lagoa de Itaenga Lagoa do Carro Lagoa dos Gatos Limoeiro Macaparana Machados Maraial Moreno Nazaré da Mata Olinda Orobó Palmares Panelas Passira Paudalho Paulista Pombos Primavera Quipapá Recife Riacho das Almas Ribeirão Rio Formoso Sairé Salgadinho Santa Maria do Cambucá São Benedito do Sul São Joaquim do Monte São José da Coroa Grande São Lourenço da Mata São Vicente Férrer Sirinhaém Surubim Tamandaré Timbaúba Tracunhaém Vertente do Lério Vertentes Vicência Vitória de Santo Antão Xexéu

Pessoa em cadeira de rodas - Foto: Freepik FolhaPE Quase 790 mil pessoas em Pernambuco têm algum tipo de deficiência. Os dados preliminares fazem parte da amostra do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O total de 788.647 pessoas corresponde a 8,9% de toda a população do Estado, de pouco mais de 9 milhões de pessoas. Esse número confere a Pernambuco a quarta maior população com deficiência do Brasil. No País, há 14,4 milhões de pessoas com deficiência , equivalente a 7,3% dos habitantes. À frente de Pernambuco, estão outros três estados do Nordeste. Alagoas (9,6%) , Piauí (9,3%) e Ceará (8,9%) ocupam as primeiras colocações do ranking nacional. Os nove estados do Nordeste, inclusive, são os nove estados do Brasil com maior população com deficiência. Depois de Pernambuco, em quarto, prosseguem Rio Grande do Norte (8,8%) , Paraíba (8,6%) , Sergipe (8,6%) , Maranhão (8,1%) e Bahia (7,9%). Todos estão acima da média nacional. Em Pernambuco, as mulheres com deficiência são 465.508 (10,1% entre todas as mulheres) e os homens, 323.139 (7,7% entre todos os homens). De acordo com o IBGE, considera-se pessoa com deficiência aquela que respondeu, em ao menos um dos tipos de dificuldades funcionais , que "tem muita dificuldade" ou "não consegue de modo algum". Os tipos de dificuldades funcionais captados foram: de enxergar (5,1%) ; de andar ou subir escadas (3,2%) , de pegar pequenos objetos ou abrir garrafas (1,6%) ; limitações nas funções mentais (1,6%) ; e de ouvir (1,4%) .

TRE O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) informa o fechamento temporário do Cartório Eleitoral de Sertânia (62ª Zona Eleitoral), no período de 28 a 30 de maio. O fechamento se dará por ordem administrativa. Neste período, os eleitores poderão utilizar o Autoatendimento Eleitoral para acessar serviços on-line, como emissão de título e de certidões, pagamento de multas e alterações no cadastro eleitoral. Acesse aqui .

TEA - AUTISMO (Roberto Dziura Jr/AEN-PR) Diário de PE Pernambuco é o oitavo estado brasileiro com o maior número de pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA), segundo resultados preliminares do Censo Demográfico 2022 divulgados, nesta sexta-feira (23), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) . Ao todo, o Estado contabiliza 105.852 pessoas com diagnóstico do transtorno do espectro autista (TEA). Isso representa 1,2% da população pernambucana, que gira em torno de 9 milhões de habitantes. O primeiro estado do Brasil com o maior número de pessoas com autismo é São Paulo, com 547.545 diagnósticos. Na sequência vem Minas Gerais (228.557), Rio de Janeiro (214.637), Bahia (144.928) e Paraná (132.604). Ainda na frente de Pernambuco, estão os estados do Ceará (126.548) e do Rio Grande do Sul (124.241). Em Pernambuco, Recife é a cidade com maior número de pessoas com diagnóstico, contabilizando 21.211 casos. Fechando os cinco municípios com maior número de pessoas com TEA estão: Jaboatão dos Guararapes (10.680), Petrolina (5.073), Caruaru (4.682) e Paulista (4.057). A cidade de Altinho, no Agreste pernambucano, apresenta o maior percentual de pessoas diagnosticadas com autismo em comparação a população residente no município, representando 2% dos habitantes. Na sequência vem as cidades de Quipapá, na Zona da Mata Sul, com 1,9% da população do município, além de Ouricuri, no Sertão, Macaparana, na Mata Norte, e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), todas com 1,7%. Ao todo no Brasil, foram contabilizadas pelo censo 2,4 milhões de pessoas com diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA) , o que corresponde a 1,2% da população brasileira. Essa é a primeira vez que informações sobre o TEA são categorizadas pelo IBGE.

Nill Junior A coordenação Técnica em Pernambuco do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, oficiou a Prefeitura de Arcoverde para interromper imediatamente obras no Pátio Ferroviário de Arcoverde. O local estava sendo preparado para o Pátio de Eventos que receberá o São João da cidade. Segundo o ofício 607/2025, assinado por Fernando Eraldo Medeiros, Superintendente do órgão em Pernambuco, obras irregulares estão sendo executadas na área sem anuência ou qualquer projeto de requalificação aprovado pelo órgão. “Trata-se de bem acautelado pelo IPHAN, ficando a municipalidade ciente de que a intervenção danosa e sem anuência em bens acautelados está sujeita à aplicação de sanções legais”. O ofício diz ainda que o município de Arcoverde vem reiteradamente realizando intervenções irregulares danosas nos bens ferroviários nos últimos anos e que o IPHAN buscou diversa ações de ordem administrativa visando reparar os danos causados e evitando a judicialização. “Todavia, uma vez constatada a reincidência de ações irregulares da prefeitura, informamos que acionaremos a Procuradoria Federal com vistas à adoção de medidas judiciais cabíveis”. Segundo o Procurador Pedro Melchior, a municipalidade se manifestará em nota da Secretaria de Comunicação. A dúvida é do impacto da recomendação na organização do São João, que promete ser um dos maiores do interio r.