Início Entretenimento “Transborda – Mostra Pesqueira de Artes Cênicas” movimenta o agreste pernambucano

“Transborda – Mostra Pesqueira de Artes Cênicas” movimenta o agreste pernambucano

Comentários desativados em “Transborda – Mostra Pesqueira de Artes Cênicas” movimenta o agreste pernambucano

Cultura.PE

Começou na segunda-feira (05/11) o Transborda – Mostra Pesqueira de Artes Cênicas, projeto do Sesc Pernambuco que chega à cidade de Pesqueira para uma semana de atividades até o dia 11 de novembro. Serão realizadas oficinas de teatro, dança e gestão para grupos artísticos, mesas de conversas sobre temas relacionados a cultura e as artes. As atividades serão realizadas no Sesc Pesqueira, na Escola Estadual Cristo Rei, na Associação Cultural Vivarte, na Praça Rosa, que fica no centro da cidade, e na comunidade indígena Xucuru.

Iniciado no Grande Recife, o Transborda incluiu a cidade de Pesqueira para ampliar o projeto com uma programação voltada para o estudo da cultura envolvendo as comunidades indígenas. “Os temas que serão abordados durante toda a semana, sejam nas oficinas, nas mesas de discussão ou mesmo nas apresentações culturais, visam contribuir com a formação dos artistas da região e discutir a sustentabilidade e a autogestão daqueles que trabalham com as mais variadas manifestações artísticas. O Transborda é, sem dúvida, um espaço de muita reflexão sobre o futuro da nossa cultura”, explica Luana Félix, instrutora de Atividades Artísticas do Sesc Pesqueira.

A programação tem início na segunda-feira (05/11) com o projeto Sesc Dramaturgias, que terá o curso de Dramaturgia do Ator. O encontro será mediado pelo ator e professor Hugo Patrick Moss, do Rio de janeiro. Será na Escola Estadual Cristo Rei, de 19h às 22h, e as aulas seguem até a sexta-feira (09/11). Também na Escola Estadual Cristo Rei, de 06 a 08, haverá a oficina de Criação em Dança, com o professor pernambucano Diogo Lins. A oficina será sempre das 19h às 22h. E de 05 a 09, das 14h às 18h, acontecerá o Curso de Formação de Gestores de grupos, trupes e companhias de Teatro e Circo. As inscrições podem ser feitas no Ponto de Atendimento do Sesc Pesqueira.

Na quinta-feira (08), a programação começa às 14h com uma mesa de conversa que marca oficialmente a abertura da Mostra Transborda Pesqueira. O tema será “Políticas para a cultura e para as artes” e a mesa acontece na Associação Cultural Vivarte (Rua Lucília Tenório de Brito, nº 127). A gerente de Formação e Projetos Especiais da Secretaria de Cultura Tarciana Portella vai representar o Governo de Pernambuco.

“Queremos refletir sobre a ideia de que para fazer cultura temos que pensar cultura, ter estratégias de criação e manutenção do artista. Sustentabilidade dos artistas e das artes. Saber como a gente cria essas politicas, como a gente acompanha, e como elas são guiadas. Como o estado alinha suas políticas culturais com o município e como os municípios alinham com as instituições privadas. E como as instituições privadas se inserem nesse processo”, conta Luana Félix.

“É um momento importante e urgente em que precisamos dialogar, discutir, tendo em vista as mudanças anunciadas em relação às politicas culturais no país, inclusive a que prevê a extinção do MinC, com sua fusão com o Ministério da Cultura e Esportes. Esta sendo anunciado também o interesse do futuro governo de usar para outros fins a verba do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), hoje sob a responsabilidade da Ancine, que é fruto de uma política exitosa para a política do audiovisual brasileira, incluindo o audiovisual pernambucano, quando alavanca com R$ 15 milhões o edital do Funcultura Audiovisual. Com essa retração, as políticas públicas entram num momento de incógnita”, coloca Tarciana Portella.

Após esta mesa, às 16h30, haverá mais uma roda de discussões sobre política cultural. Desta vez, com o tema “Gestão e Produção Cultural”. Às 19h30, no Sesc Pesqueira, o público confere o espetáculo “Um Minuto para Dizer que te Amo”, do Matraca Grupo de Teatro de Pernambuco.

A abertura da programação da sexta-feira (09) será com um cortejo cultural, às 16h, que vai desfilar pelas ruas de Pesqueira, saindo da Praça da Rosa em direção ao Sesc Pesqueira, onde acontecerá o espetáculo “Angelicus”, do Matraca Grupo de Teatro de Pernambuco. Depois, no Salão Multiuso do Sesc, às 20h, será encenado o espetáculo “Terra Queimada”, que é o resultado do trabalho desenvolvido pelo curso de Iniciação ao Teatro da Unidade.

No sábado (10/11), a Associação Cultural Vivarte será palco de duas mesas de discussão. A primeira, às 14h, aborda a profissão do artista, e a segunda, às 16h30, terá como tema a “Sustentabilidade dos artistas e das artes”. O espetáculo “Cárcere”, do Grupo Corpore de Dança do Sesc Piedade (PE) será a atração do Espaço Varanda, no Sesc Pesqueira, às 19h. Às 20h, terá a apresentação do espetáculo “Alguém pra Fugir Comigo”, do Resta 1 Coletivo de Teatro (PE), no Salão Multiuso da Unidade.

E o domingo (11/11) será de vivências artísticas com o projeto Conexão Aldeia. A partir das 10h, uma série de atividades culturais acontecerão no Centro Cultural da Casa das Sementes na Serra do Ororubá, em Pesqueira, com o povo indígena Xucuru. Será um dia inteiro de programação com apresentações teatrais, contações de história, lançamento de filme, refeição coletiva e apresentação de Sambas de Coco da aldeia.

 

carregar mais artigos relacionados
comentários fechados