Início Mídia Atenção para saúde renal: Cuide dos Seus Rins

Atenção para saúde renal: Cuide dos Seus Rins

Comentários desativados em Atenção para saúde renal: Cuide dos Seus Rins

EBC

O Dia Internacional da Mulher, a Sociedade Internacional de Nefrologia e a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) promoveram a campanha global do World Kidney Day (Dia Mundial do Rim) com o tema Saúde da Mulher – Cuide dos Seus Rins.

No Brasil, os números de mortalidade, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), apontam que 11.115 mulheres morreram no período de 2006 a 2015 por causa de tumores renais, considerando o tumor de rim, da pelve renal e da glândula suprarrenal. Esses números têm se agravado a cada ano, pois em 2007 foram registradas 908 mortes e em 2015, um total de 1.416, aponta o Inca.

Segundo a organização global do Dia Mundial do Rim, entre 8% e 10% da população adulta tem algum tipo de dano nos rins, e a cada ano milhões de pacientes morrem prematuramente de complicações em decorrência de Doença Renal Crônica (DRC). A doença não apresenta sintomas específicos, o que dificulta o rápido e preciso diagnóstico.

As doenças renais impedem que os rins exerçam suas principais funções de equilibrar as substâncias químicas, manter os ossos calcificados e controlar a produção de glóbulos vermelhos. As doenças mais comuns do sistema renal são aquelas vindas de complicações de outras doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e obesidade. Ao perceber os sintomas, o paciente deve consultar um nefrologista ou clínico geral com formação em nefrologia.

Segundo a SBN, a conscientização serve para, além de orientar a população para que se prontifique a mudar hábitos alimentares e físicos, alertar forças públicas a manejarem a saúde em prol de diagnósticos e tratamentos rápidos e precisos.

Entrevista

Neste sábado (10), o jornalista Dárcio Rabêlo entrevistou o nefrologista José Eduardo de Almeida Lopes. Confira a entrevista abaixo:

O Jornalista Darcio Rabelo entrevista o médico nefrologista José Eduardo de Almeida Lopes

Publicado por Rádio Independente FM 93,7 em Sábado, 10 de março de 2018

carregar mais artigos relacionados
comentários fechados